O Instituto Materno Infantil Flavio Lenzi localiza-se na região Leste da cidade de São José dos Campos, com toda infra-estrutura que um bairro precisa: Hospital Municipal, Pronto Socorro, Unidade Básica de Saúde, escolas de Ensino Fundamental, tanto municipal quanto estadual e escolas de Ensino Médio.
A comunidade pode contar ainda com quadra de esportes, pista de skate e um parquinho para lazer de seus filhos. Também contam com supermercados, farmácias e bancos, onde podem realizar serviços básicos que toda família necessita.
As famílias, em sua maioria, moram em casas alugadas e são compostas por três a cinco pessoas, apresentando o Ensino Fundamental completo como nível de escolaridade. São trabalhadores do comércio, autônomos e em grande parte, empregadas domésticas. A comunidade atendida possui TV e rádio e uma parcela é leitora de jornais e revistas. Os passeios mais comuns são casas de familiares, parques e shopping. A comunidade conta com uma ONG que oferece cursos e atividades culturais, como: capoeira, dança de rua e outros.
A Unidade Escolar tem capacidade para atender 135 alunos na faixa etária de 0 a 5 anos em período integral, com possibilidade de atendimento aos alunos com necessidades especiais. Temos quatro salas de infantil e três de berçário. O prédio em que funciona nossa creche acabou de ser reformado, mas nem todos os problemas foram sanados. Há ainda algumas pendências a serem resolvidas. Temos sete salas de aula, uma sala de multimeios, uma sala de professores com banheiro, uma sala de assistência social, cozinha, secretaria, sala de direção, almoxarifado de limpeza e pedagógico, três banheiros femininos e três masculinos para as crianças, quatro banheiros para a comunidade, lavanderia, vestiário e refeitório para os funcionários. Contamos com um amplo espaço aberto onde se localiza o parquinho. Temos ainda um outro espaço coberto onde é possível realizar atividades na área externa em dias de chuva. Também contamos com um pequeno arquivo.
Nossos alunos demonstram preferência por brincadeiras de faz-de-conta, como: casinha, super-herói, fantasias; e brinquedos como carrinhos, bonecas e bolas. Em casa costumam brincar nas praças, no quintal e em casas de parentes.
O número de alunos desistentes ou transferidos é muito baixo, pois é muito difícil conseguir uma vaga e quem consegue acaba preservando. Temos uma lista de espera por vagas nos berçários muito extensa e não possuímos condições físicas de atender a todos. Berçário I temos 86 crianças aguardando vaga ( só conseguimos atender 14 crianças), no berçário II 76 crianças (conseguimos atender 16 crianças) e no berçário III 89 crianças ( somente 18 são atendidas). Para que as crianças possam ser incluídas nessa lista de classificação é necessário que os pais façam a inscrição das mesmas. O critério para concessão de vagas é a renda per capita da família. São classificados em primeiro as famílias que possuem a menor renda e cuja mãe esteja trabalhando.
O quadro de funcionários da Unidade Escolar é composto por uma diretora, uma orientadora pedagógica (cargos comissionados), uma assistente social, sete professoras, doze Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (concursados/efetivos), sendo duas readaptadas, oito estagiárias, sendo uma administrativa, duas Auxiliares de Serviços Gerais (concursadas/efetivas), sendo uma readaptada, cinco bolsistas (funcionários admitidos por um programa municipal denominado Bolsa-auxílio Qualidade, onde eles prestam serviços em alguns departamentos e duas vezes na semana freqüentam um curso de qualificação profissional), sendo dois administrativos, três cozinheiras (serviço terceirizado). Desses, 40% dos docentes são Pós-graduados. Das ADIs, 30% possuem curso Universitário e 70% dos demais funcionários possuem Ensino Fundamental. Ainda não temos secretária, porteiro, vigia e o número de pessoal responsável pela limpeza da Unidade Escolar está bem abaixo do necessário. O trabalho de secretaria fica sob responsabilidade do diretor, o que acaba sobrecarregando o mesmo, que por conseqüência deixa alguns aspectos importantes da gestão por fazer ou inacabados.
As ações desenvolvidas nos últimos anos foram satisfatórias, pois conseguimos atingir a maioria das metas elencadas. O trabalho em equipe entre os segmentos da U.E. e dos profissionais da SME contribuiu para que os avanços acontecessem nesses anos. Durante os anos de 2007 a 2009 as metas estavam relacionadas a reforma do prédio que iniciou-se em 2010. Em 2008 aconteceu uma pequena adaptação do prédio e ampliação do refeitório, contribuindo para melhora no atendimento das crianças. Durante o ano de 2010 fizemos a mudança dos berçários para um sobrado adaptado, o que causou algumas dificuldades pedagógicas e administrativas. As mesmas já foram sanadas, pois a reforma já foi concluída e os berçários já estão de volta à sede da creche. As metas de curto e médio prazo relacionadas a aquisição de materiais pedagógicos e de manutenção foram adquiridos através das contribuições voluntárias, eventos e SME.
Reavaliamos algumas metas não atingidas, como aquisição de tatames, DVDs e CDs e triciclos, e constatamos que com o término da reforma esses materiais seriam fornecidos pela SME e adquiridos pelos recursos próprios da U.E.. Pela necessidade da renovação constante de materiais como jogos, livros, brinquedos e materiais para desenvolver os projetos, continuaremos mobilizando a equipe-escola e AAE para captação de recursos.
Através dos diversos projetos trabalhados no decorrer destes quatro anos procuramos qualificar o atendimento aos alunos desta U.E., visando desenvolver e ampliar a autonomia, a aprendizagem nos diversos eixos de conhecimentos, através da parceria com os pais e comunidade para uma educação de qualidade.
Os professores estão em constante reciclagem, proporcionando mudanças significativas nas práticas de sala de aula, refletindo assim nas produções dos alunos e na organização do tempo didático.
Nossos alunos ficam em período integral na creche e para melhor atender os alunos no período contrário de aula, organizamos oficinas de artes visuais, histórias e jogos com o objetivo de incentivar e desenvolver a criatividade, imaginação, o raciocínio e atenção de maneira lúdica que muito agradou tanto as crianças como as ADIs, que se empenharam na organização, variedade de materiais e técnicas utilizadas nas mesmas.
Com essa experiência positiva, implantamos nos berçários circuitos de movimento e oficina de arte (pintura, exploração) duas vezes na semana com o objetivo de proporcionarmos a ampliação dos movimentos e exploração de materiais de acordo com as possibilidades dessa faixa etária. Quanto ao eixo Movimento e Parque com Intervenção formamos um time de metas para melhorar e intensificar as proposta para qualificar o trabalho nos mesmos.
Procuramos sempre organizar o acolhimento e o período de adaptação através de reuniões para avaliarmos e planejarmos ações juntamente com os professores e ADIs qualificando nossas propostas para um melhor atendimento, englobando o grupo escola, as famílias e as crianças. Quanto ao programa Comunidade Leitora, nestes anos, houve um investimento no acervo de empréstimo para comunidade e adequação do ambiente para leitura e empréstimo das crianças, tendo uma melhora no interesse pela leitura. Buscamos neste ano a parceria com as famílias objetivando ampliar os laços de compromisso com o programa, compreendendo a importância do livro como meio de contato do aluno com a escrita e leitura.
No decorrer desses anos várias estratégias foram utilizadas para o desenvolvimento do grupo de pais, o planejamento e a execução foram realizados em conjunto com a Assistente Social sendo que os temas selecionados foram abordados pelas mesmas na U.E. Convidamos também um Conselheiro Tutelar para falar sobre assuntos específicos sobre o ECA, sugeridos durante os grupos de formação das ADIs e professores.
Dando continuidade ao trabalho com o grupo de pais buscamos parceria com as UBS do bairro e com a URL (Unidade de Reabilitação Leste) para realização de palestras com especialistas, envolvendo os profissionais da U.E. com os temas a serem abordados.
Procuramos realizar avaliações com os professores, funcionários e pais, que nos permitem aprimorar a prática e rever estratégias buscando uma melhoria no atendimento e na qualidade da educação na U.E. também sempre realizamos reuniões com os profissionais dos setores, para que juntos possamos afinar os objetivos e trabalhar para uma melhor qualidade da educação que oferecemos. Essas avaliações e reuniões nos permitem qualificar e nortear nossas ações, visualizando melhor nossos objetivos, para que possamos atuar de maneira mais significativa e eficiente.
Os pais da Associação Amigos da Escola/Conselho de Escola não são muito ativos em nossa U.E, limitando sua participação às reuniões, assim mesmo em número bem reduzido. Estamos em constante busca de melhora nesse aspecto, incentivando a participação efetiva dos mesmos, marcando reuniões com antecedência, envolvendo-os nos assuntos e eventos realizados na U.E.